O maior problema do homem é ele mesmo, e de vez em quando essa situação se inverte...

Dê o play e voe comigo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Não curto igrejas com seus igrejólatras.




Não dá mais, cansei! Não curto mais igrejas!
Falo da Instituição, que não sei onde, dizem que é uma instituição criada por Deus!
Mas vamos, eu não curto mais isso! Decepção? sim claro, e por que não? tenho o direito de me decepcionar com muitas coisas, inclusive com a igreja. Não a de Cristo, que essa eu não conheço, conheço a do Pastor fulano ou do Padre Beltrano, mas a de Cristo ainda não.
Conheço uma que se vangloria de sua história;
Outra de seu tempo;
do templo;
do pastor;
das regras rígidas;
da falta de regras;
dos membros famosos;
dos programas de TV;
do time de futsal;
do grupo de louvor;
Mas a de Cristo? ah... essa eu não conheço, ainda.
Conheço a que tem uma liderança;
uma que não tem liderança nenhuma;
uma que toca shofar e outra que nem bateria entra...
uma que tem grandes portas e outras que ainda não as tem, mas com fé em Deus terá...
Mas a de Cristo? essa não, essa eu ainda não conheço...
Como seria essa igreja? A de Cristo?
Nem sei, hoje sem a influencia de Anselmo, Friedrich Schleiermacher, Paul Tillich, Martinho Lutero, João Calvino, Santo Agostinho... e tantos outros (que de tão distantes nem sabemos se realmente disserem o que dizem que disseram), já não sabemos em que realmente se baseia nossa fé...
Parei de pensar muito nisso, converso com o Pastor-meu-pai, com o irmão semi-analfabeto do interior da Bahia, e vejo a fé em todos eles, uma fé de pré-igreja, e me sinto bem...
Mas toda a gentalha igrejólatra que sobre seus altares de prepotência e conhecedores do bem e do mau, nos tentam com seus belíssimos frutos...
Vou sim, a algumas igrejas, gosto de teológos, gosto de pensar junto com alguns, mas quando a minha igreja é melhor que a sua porque não faz o que a sua fazia, é no mínimo estranho.
Lembro-me de quando fazia uma assessoria para a prefeitura de Petrolina - PE, e fomos a uma aula especial de formação de Alunos de Educação de Jovens e Adultos na delegacia local. Após o evento, regado a bolo com refrigerante, o representante (parecia o carcereiro, não sei), começou a convocar para de volta da cela os presos que estavam no pátio juntamente com a equipe. Dizia os nomes do presos e a cela para qual deveriam de dirigir, um certo momento confundiu o nome de um deles e disse o número da cela errada:
"Eu? na cela 12? Deus me livre..." Isso em tom de chacota "eu sou da 10 e com muito orgulho..." todos riram do jeito debochado do então alfabetizado cidadão...
Ora, o corporativismo chega a esse tipo de extremo, e nas igrejas não tem sido diferente, quantas vezes meu grupo tem que se sentar junto para quando o líder do Congresso disser: "Igreja de num sei aonde", todos devem se levantar para mostrar que nossa caravana é a maior...
Sabe... cansei de igrejas assim...
Quando virem a do Verdadeiro Cristo por aí, me chamem, que estarei ali no meu quarto lendo a bíblia e orando por voces...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails