O maior problema do homem é ele mesmo, e de vez em quando essa situação se inverte...

Dê o play e voe comigo

terça-feira, 27 de julho de 2010

Espanhol que recebeu 1º transplante total de rosto mostra nova face




O espanhol submetido em março ao primeiro transplante total de face mostrou nesta segunda-feira pela primeira vez às câmeras seu novo rosto.

O homem de 31 anos, identificado apenas como Oscar, tinha tido a face desfigurada após um acidente há cinco anos e ficou com dificuldades para respirar, engolir e falar.

Com o transplante, ele recebeu um novo rosto completo, com músculos, nariz, lábios, maxilar, céu da boca, todos os dentes, maçãs do rosto e mandíbula.

Os médicos responsáveis pelo transplante disseram esperar que Oscar consiga recuperar até 90% das funções de sua face.

Ele já é capaz de beber líquidos e comer alimentos pastosos e recuperou o tato na maior parte do rosto.

Por enquanto, ele ainda tem dificuldades para falar com clareza e precisará passar por tratamento e fisioterapia durante um período entre um ano e 18 meses.

Agradecimento

“Amigos, eu gostaria de agradecer aos coordenadores do hospital, a toda a equipe médica, à família do doador e acima de tudo à minha família, que está me apoiando nestes dias”, disse Oscar durante uma entrevista coletiva ao lado dos médicos.

A operação no dia 20 de março, que usou técnicas de cirurgia plástica e de reconstrução microneurovascular, envolveu 30 especialistas e levou quase 24 horas.

Segundo os médicos, eles procuraram reconstruir a face de modo a que ela lembre mais as feições que Oscar tinha antes do acidente do que as do doador.

Este foi o primeiro transplante completo de rosto realizado no mundo, já que outros dez transplantes de rosto realizados anteriormente haviam sido apenas parciais.

O primeiro transplante parcial de rosto com sucesso foi realizado em 2005 na França em Isabelle Dinoire, de 38 anos, cuja face havia sido desfigurada por um cachorro.

Fonte: BBC Brasil

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,
    É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
    Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails