O maior problema do homem é ele mesmo, e de vez em quando essa situação se inverte...

Dê o play e voe comigo

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cozinha para iniciante!


Quando me separei virei freqüentador assíduo dos restaurantes em Juazeiro, conhecia todos, as comidas, os funcionários, os proprietários, as sobremesas, os sucos. Em alguns tinha até descontos especiais.
Aí meus filhos vieram morar comigo. Tive que aprender a cozinhar, nossa, como parecia fácil fazer comida, principalmente quando o maior trabalho que você tem é de ir ao supermercado e comprar o que tá na lista.
Mas agora é diferente, tenho mesmo que ir à cozinha, lavar panelas do almoço de ontem, saber do tanto de sal, temperos, tempo, o que vai primeiro, o que vai depois. Assim vou fazendo, e olha que só o básico.
E isso muitas vezes acontece em algumas igrejas. A gente vai, fica sentado no banco e a unica coisa que dá trabalho é ler a bíblia prá dizer que leu.
Aí quando a gente precisa mesmo, precisa de verdade demonstrar nossa fé as coisas ficam difíceis, ou a explicação fica crua ou queimada, como as comidas de iniciantes.
Certas perguntas que temos, dessas em que a resposta está tão dentro da gente que não sabemos como explicar, são essas perguntas que alguns amigos nos fazem no trabalho ou na mesa de um bar; sentimos que não é um desafio lançado entre uma cerveja e outra, é uma dúvida grande, que pode definir o rumo de sua fé.
Poderia até ter a resposta se ao invés de sermos simplesmente comedores, fôssemos também cozinheiros, experimentando o sal, o tempero e o por quê da droga do bacon nunca sair como nos filmes.
E é por aí mesmo, depois que vemos que cuidar da casa não é fácil, que aquele balde que a esposa pede prá comprar não é algo desnecessário quando você tem que colocar as roupas dos seus filhos quando está separado.
Bem, para os incautos deixo aqui uma receita de feijão, já que aquela reposta sobre Milenismo, pré-milenismo ou pós-milenismo eu não sei:


INGREDIENTES

2 copos de feijão (nesta receita eu uso 2 copos de feijão, cerca de 500 gramas.)
água a gosto
calabreza (opcional) a gosto
bacon (opcional) a gosto
salsinha picada ((opcional)) a gosto
cebolinha picada ((opcional)) a gosto
sal a gosto

PASSO A PASSO

Separe e lave o feijão. Deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Se estiver com pressa pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas.
Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto.
Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar conte 20 minutos. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e vá provando o feijão pra ver se amoleceu.
Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa. Tome cuidado nesse passo pra não explodir sua cozinha! Pra garantir você pode colocar a panela debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes.
Fatie a calabreza e corte o bacon em cubinhos. Coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos. Depois junte o feijão.
Adicione o sal, geralmente 1 colher de sopa não muito cheia é suficiente. Se você colocou a calabreza e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados.
Deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos.
Agora o feijão está pronto. Na hora de servir basta jogar a salsinha e a cebolinha picadas por cima pra dar um visual diferente e pronto!

Grande abraço e uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails